Motores de combustão interna
Motores de combustão interna são máquinas que através do movimento de seus pistões fazem com que a mistura ar/combustível sofra combustão, gerando força para fornecer potência e torque através do movimento rotativo do seu eixo principal (árvore de manivelas).
Em motores que operam através do ciclo Diesel, não há velas de ignição e a mistura ar-combustível é inflamada pela alta pressão originada na câmara, na fase de compressão do êmbolo no cilindro a uma temperatura próxima dos 600ºC.
Motor em Corte |
Os 4 (quatro) tempos de funcionamento de motores utilizados na maior parte dos veículos do Ciclo Otto podem ser definidos assim:
1º Tempo – Admissão
O pistão desce aspirando a mistura ar/combustível para o interior do cilindro.
Admissão |
2º Tempo – Compressão
A mistura aspirada é comprimida pelo pistão.
Compressão |
3º Tempo – Combustão
A mistura se inflama quando uma centelha é solta pelo eletrodo da vela de ignição.
Combustão |
Os gases produzidos pela combustão da mistura saem do cilindro empurrados pelo pistão para o coletor de escape.
Escape |
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